Com a praticidade dos frios e embutidos no dia a dia das famílias brasileiras, cresce também a importância de cuidar da segurança alimentar dentro de casa. Produtos como presunto, peito de peru, mortadela e salsichas, exigem atenção especial após abertos, principalmente no que diz respeito ao armazenamento e à conservação correta em geladeira.
De acordo com a nutricionista do Supermercado Guará, Mariana Costa, manter esses alimentos em condições inadequadas pode comprometer a qualidade, a durabilidade e, principalmente, a saúde dos consumidores.
“A temperatura ideal para conservar frios e embutidos é entre 4ºc e 10ºc. E mais aconselhado é consumir os produtos em até 5 dias após a abertura, sempre respeitando a validade do fabricante. Importante também respeitar a orientação do fabricante, no rótulo do produto vai conter a informação de qual temperatura o produto deve ficar e também a validade dele após aberto", explica Mariana.
A recomendação é que, após abertas, as embalagens originais sejam substituídas por potes com tampa ou envolvidas em filme plástico, mantendo o alimento protegido da umidade e de contaminações cruzadas. A parte superior da geladeira é a mais indicada para armazenar esses itens, pois tem temperatura mais estável.
Além disso, é fundamental observar alterações de cor, odor ou textura dos produtos. “Esses são sinais de que o alimento pode ter perdido sua qualidade. Em caso de dúvida, o mais seguro é descartar”, reforça.
Sobre o Guará