O Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) convida dois espetáculos nacionais para a 16ª edição

  O Teatro São José recebe o espetáculo baiano “O Sapato do Meu Tio” no dia 06 de setembro, e o ator Chico Diaz com “A Lua vem da Ásia”, no dia 12. Toda a programação tem acesso gratuito.


Chico Diaz em “A Lua vem da Ásia” (Foto: Hernane Cardoso)


Espetáculos de grande sucesso chegam à capital do Ceará como convidados do XVI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF). A nova montagem de um dos grandes sucessos do teatro baiano estará na abertura oficial desta edição, “O Sapato do Meu Tio”, de Alexandre Luis Casali e Lucio Tranchesi, no dia 6 de setembro, no Teatro São José. No mesmo palco, o encerramento do festival traz o ator e diretor Chico Diaz em “A Lua vem da Ásia”, no dia 12. A entrada é gratuita e as solenidades de abertura e de encerramento iniciam às 18h. A programação completa do evento será divulgada em breve e pode ser conferida pelo perfil de Instagram do evento: @festivaldeteatrofortaleza.


O 16º Festival de Teatro de Fortaleza acontecerá em espaços culturais de vários bairros da capital, de 31 de agosto a 12 de setembro. A realização é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e do Teatro Novo, entidade responsável pela organização do evento.


Alan Miranda e João Lima em “O Sapato do Meu Tio” (Foto: Diney Araújo)


O Sapato do Meu Tio

“O Sapato do Meu Tio” mergulha na relação entre um palhaço experiente e seu sobrinho aprendiz, oferecendo ao público uma experiência sensível e comovente sobre os ciclos da vida e os afetos que marcam nossas histórias. É uma montagem não verbal, que passeia entre o drama e a comédia. 


Com direção do co-autor Lucio Tranchesi, a nova montagem celebra 20 anos da estreia deste espetáculo, tendo no elenco os atores Alan Miranda e João Lima, diretor original da obra, que traz para o palco a sua experiência como ator, além de ser um dos principais nomes da arte do palhaço na Bahia. Alan Miranda, o mais novo integrante do grupo, trabalhou em diversas peças, com destaques para "Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia", "Compadre de Ogum" e "As Aventuras do Maluco Beleza". 


Em sua estreia, em 2005, a peça tinha no elenco os autores e atores Alexandre Luis Casali e Lucio Tranchesi. Agora, Tranchesi assume a direção do espetáculo com grande conhecimento de causa. Não só por ser um dos intérpretes originais da peça, mas por ser um dos grandes atores da cena baiana e nacional. 


“O Sapato do Meu Tio” tem na bagagem uma carreira exitosa de prêmios e temporadas no Brasil e no exterior, além de participar de importantes festivais internacionais, como o Edinburgh Festival Fringe, na Escócia, e o Festival d'Avignon, na França, um dos maiores do mundo. Em sua estreia, há 20 anos, a peça foi laureada no Prêmio Braskem de Teatro nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção (João Lima) e Melhor Ator (Lúcio Tranchesi), rapidamente consolidando-se como um dos espetáculos mais representativos do teatro baiano. 


A Lua vem da Ásia


O ator mexicano-brasileiro Chico Diaz traz à Fortaleza "A Lua vem da Ásia", solo que estreou no Rio de Janeiro em junho, 14 anos depois de sua primeira adaptação deste romance de Campos de Carvalho. 


O espetáculo narra a história de um homem que se encontra em um "hotel de luxo", que na verdade pode ser um campo de concentração ou um manicômio. Ele reflete sobre a vida enquanto escreve suas memórias, em busca de sentido para a existência. A obra explora a dualidade entre lucidez e delírio, através de um narrador que transita entre diferentes realidades. 


Protagonizado por um personagem múltiplo — Adilson, Leonildo, Astrogildo ou Ruy  Barbo — o espetáculo se constrói como um diário em cena. Em constante fluxo entre lembrança, invenção e delírio, a obra propõe  uma crítica mordaz ao mundo moderno. Nas palavras do próprio Campos de Carvalho,  trata-se de um “gigantesco grito lançado sobre a vulgar balbúrdia cotidiana”.  


 "A Lua vem da Ásia" apresenta um personagem narrador confinado, mas que viaja pelo  imaginário para geografias improváveis. Seu único escape é a linguagem — e é através  dela que ele busca libertar-se, convocando o público como ouvinte atento de suas  memórias e reflexões.  


SOBRE O FESTIVAL


Consolidado no calendário cultural da cidade, o Festival de Teatro de Fortaleza é voltado para públicos de todas as idades — adulto, infantil e infantojuvenil — e abre espaço para a pluralidade de linguagens e estéticas do teatro contemporâneo.


Em 15 edições já realizadas, o FTF recebeu artistas e grupos com linguagens e formatos diferentes, que ocuparam teatros, praças e espaços alternativos da capital, criando um verdadeiro mosaico de cores e talentos. 


A cada edição o público desfruta de uma programação diversificada, com peças teatrais de diferentes gêneros, estilos e abordagens, apresentadas por grupos de Fortaleza. A ideia é promover a inclusão e celebrar a riqueza da diversidade cultural por meio das artes da cena.


Durante o festival também acontecem atividades formativas, como seminário, intercâmbios, lançamentos literários, feira da economia criativa e encontros afetivos com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre artistas, grupos, produtores, profissionais da cultura e o público em geral. Toda a programação tem acesso gratuito. 


SERVIÇO

XVI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) – De 31 de agosto a 12 de setembro de 2025 em espaços culturais de Fortaleza. Informações: Rede Social - @festivaldeteatrofortaleza

Abertura: 06 de setembro, a partir das 18h - “O Sapato do Meu Tio”, de Alexandre Luis Casali e Lucio Tranchesi (Livre)

Encerramento: 12 de setembro, a partir das 18h - “A Lua vem da Ásia”, de Chico Diaz (14 anos) 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem